Hoje..infelizmente não vim colocar uma resenha, mas sim falar sobre uma coisa muito importante.. Falar sobre os Fansubs.

Sim, irei falar sobre algo que venho percebendo que aconteceu ao longos dos anos, como a peste bubônica que se alastrou pela Europa, há uma doença ainda mais perigosa entre os tradutores e administradores dos fansubs, e sabem qual é? O ego.

Em todos os lugares leio que os fansubs estão fazendo um trabalho gratuito com o intuito de divulgar os dramas, acho esta colocação linda.. Extremamente pura..assim como as mulheres que disputam para ser a Miss Universo dizem que desejam a paz mundial. Vamos ser sinceros aqui.. o que ando vendo por ai é uma disputa, cujo prêmio final nada mais é que o maior número de curtidas, de compartilhamentos e de comentários.

E isso está certo??

É óbvio que não e ainda tenho certeza que alguém pode aparecer aqui e falar que eu estou errada, mas sabem o que é melhor? É saber que eu estou certa apesar de falarem o contrário.

Não vejo união entre os fansubs.. cada dia que passa um novo aparece (o que é ótimo, pois em tese significaria mais um drama novo.. e infelizmente eles acabam traduzindo o que deseja enquanto 20 já fizeram ou estão fazendo a mesma coisa..) e com isso parece que uma “disputa” se inicia: qual o site/blog terminará o projeto primeiro? quem postará  mais rápido?

Eu lhes pergunto.. em que momento assistir dramas ou traduzi-los (do inglês/espanhol pro português pq traduzir do coreano pro inglês..to vendo que não é com nenhum que eu conheça) se tornou uma disputa? uma corrida?

Até onde eu entendo.. essa categoria deveria ser unida. Se cada um fansub se comprometesse com um projeto e se precisasse fosse ajudado.. Vocês tem ideia da mudança que seria isso? Conseguem imaginar a dimensão disso? Iria ter mais doramas (mais diversidade de doramas) e o melhor ainda…todos iriam sair felizes, mas não.. o que está valendo é a doença do Ego, da vaidade e do orgulho.

Estou vendo um fansub ser crucificado por um erro. Quem nunca cometeu erro, pessoal? Vai dizer que ninguém nunca fez nada errado? Uma vez? Se disser que sim, esta mentindo tanto para mim quanto para vocês.. E isso é fato.  E hoje vi um outro fansub falar muito mal deste fansub sem ao menos saber o que houve na verdade. Estão crucificando sem ao menos dar o direito a julgamento.

Realmente não entendo.. e tem outra coisa que não entendo.. os fansubs privados. Há dois tipos: privados que prezam o seu trabalho sendo apreciado e o outro grupo que gosta de ter seus trabalhos bajulados.

Obviamente, e fico muito feliz por isso, só tenho contato com o primeiro grupo, pois não consigo e nem tenho estômago pra bajular um grupo de pessoas que se disponibilizam pra traduzir uma coisa (que muitos já fizeram ou que irão fazer) que poderia ser feito por qualquer pessoa. A verdade é cruel, mas é essa.. Sei que vão me criticar, mas não ligo.. Vejo ditarem inúmeras regras pra que as pessoas sejam “associadas” e pra que isso? Se quiserem “roubar” o seu trabalho..vão fazer.. Está escrito em alguma das perguntas para se inscrever:

Você pretende disponibilizar o nosso trabalho online?

Você pretende retirar o trabalho daqui e vendê-lo?

Paciência hein pessoal..

Tem um fansub muito antigo e muito bom… O dramas Fans ou Ohayo (ambos são bons hein rsrs)..não me recordo bem, mas um deles descobriu que o seu trabalho estava sendo vendido e o que fizeram? Tentaram criar um modo que não afetasse as pessoas que estavam ali.. apoiando (apoiar é diferente de bajular). Isso é ser um fansub que traduz dramas com o objetivo de disponibilizar seus projetos. Isso sim.. é algo sincero.

Não estou tomando posição, mas expondo a minha opinião que de acordo com a CF (Constituição Federal) eu posso, sendo este um direito meu.

Espero que muitos não levem minhas palavras como ofensas, mas enfim…

E finalizando.. espero, sinceramente, que os administradores dos fansubs (assim como os tradutores e todo o pessoal) comecem a perceber que não são reis, afinal isso aqui não é uma monarquia regido por inúmeras terras onde cada reino comanda a terra que lhe é incumbida. Vamos amadurecer um pouco pessoal.. parar de deixar o número de seguidores e comentários subir a cabeça..

Até uma próxima..

A fofa da IU pra descontrair um pouco..

